Publicação:
Transporte aéreo de passageiros e efeitos de rede social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Airline passenger transport and social network effects, Transporte aereo de pasajeros y efectos de rede social, Le transport aérien de passagers et les effets de réseau social

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

A literatura de transporte raramente considera a influência da interação social e espacial sobre os fluxos de passageiros. Este artigo objetiva analisar os determinantes dos fluxos de passageiros do transporte aéreo, utilizando o modelo gravitacional ampliado, incorporando efeitos de rede social, dependência espacial e controlando-se para efeitos fixos. O controle para efeitos fixos na presença de variável explicativa invariante no tempo foi feito por intermédio do método da decomposição vetorial de efeitos fixos. Os resultados obtidos mostram que o efeito indireto de rede social se mostrou relevante para explicar o fluxo aéreo de passageiros. Contudo, não houve evidência sobre a relevância estatística dos efeitos de rede diretos na explicação dos fluxos aéreos.

Resumo traduzido

The transport literature has rarely considered the influence of spatial and social interaction on passenger flows. This work aims to estimate air travel demand using an extended gravity model, incorporating social network effects and controlling for fixed effects. The control for fixed effects in a presence of time-invariant explanatory variable was done using fixed effects vector decomposition. The findings reveal that the indirect network effect is important to explain airline passenger flows. However there is no evidence on the statistical relevance of direct network effect in the explanation of air travel flows.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais