Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6874
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD 2216.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open
TD 2216_Sumex.pdf50.65 kBAdobe PDFView/Open
Title: Previ, Petros e Funcef : uma análise da alocação das carteiras das três maiores entidades brasileiras de previdência complementar (2003-2013)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2216 : Previ, Petros e Funcef : uma análise da alocação das carteiras das três maiores entidades brasileiras de previdência complementar (2003-2013)
Authors: De Conti, Bruno
Abstract: Ao final de 2014, o conjunto das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) no Brasil apresentava uma carteira de R$ 672 bilhões. Cerca de 45% destes recursos são detidos pelas três maiores entidades do país, a saber, Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Este texto tem como objetivo principal analisar pormenorizadamente a evolução das carteiras de investimento destas três entidades ao longo do período 2003-2013. Conclui-se que, apesar de deterem uma maior participação de investimentos em renda variável e investimentos estruturados – se comparadas ao conjunto das EFPCs –, estas três entidades têm uma gestão também bastante conservadora de suas carteiras, com grande concentração de recursos alocados em títulos públicos. O texto apresenta uma análise do perfil e da gestão destes títulos públicos detidos pelas três entidades, além de uma divisão setorial dos investimentos (em ações e fundos de investimento) por elas realizados. A análise deixa clara a importância destas três entidades: i) nos processos de privatização de empresas públicas; ii) na configuração de grandes grupos nacionais; e iii) nos investimentos em infraestrutura.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros
Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.