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Title: Trajetórias individuais, criminalidade e o papel da educação
Authors: Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro
Abstract: Focaliza o papel crucial que um adequado processo educacional pode exercer para o desenvolvimento infantojuvenil e para a prevenção aos crimes. Trata das trajetórias individuais desde a primeira infância, quando pontua o papel socializador da supervisão, orientação e educação e seus efeitos de longo prazo. Nessa questão, passa em revista os determinantes dos desajustes comportamentais e socioemocionais que podem contribuir para aumentar a probabilidade da delinquência juvenil. Discute brevemente alguns canais pelos quais a educação formal no ensino básico pode exercer efeito para afastar o jovem da trajetória do crime, quando destaca alguns resultados de pesquisas desenvolvidas no Ipea. Por fim, nas considerações finais seguem observações sobre políticas de segurança pública preventivas, voltadas para a educação e focalizadas nas crianças e nos jovens moradores de bairros e comunidades com maiores desvantagens socioeconômicas.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7086
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos



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