Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7581
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RP_As Implicações_2013.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open
Title: As Implicações sociais e econômicas das alterações no padrão de produção agrícola no Brasil : produção de biocombustíveis, agricultura familiar, desenvolvimento rural e segurança alimentar
Authors: Neder, Henrique Dantas
A. Filho, Niemeyer
Abstract: Neste relatório apresenta-se a análise das principais implicações econômicas e sociais das recentes transformações no padrão de produção agrícola do Brasil, voltadas a uma intensificação da produção de produtos relacionados ao Programa de Biocombustíveis. Visou-se, desta forma, avaliar os impactos destas transformações sobre indicadores sociais no meio rural. Uma das hipóteses básicas do estudo é que estas transformações estão acirrando velhos problemas relativos ao desenvolvimento rural, tais como a elevação da concentração fundiária e substituição da pequena produção familiar por atividades agrícolas extensivas e de baixa capacidade de incorporação produtiva da força de trabalho em muitas regiões do país com o consequente agravamento da situação social dos trabalhadores e famílias rurais.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Relatório de Pesquisa
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Relatórios de Atividades / Técnicos
Desenvolvimento Social: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.