Publicação: Produção de informação de custos para a tomada de decisão no Sistema Único de Saúde : uma questão para a política pública
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 2314 : Produção de informação de custos para a tomada de decisão no Sistema Único de Saúde : uma questão para a política pública
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O objetivo deste texto é o de discutir a relevância da produção e do uso da informação de custos do Sistema Único de Saúde (SUS) como insumo para os processos decisórios sobre o seu financiamento e gestão. Parte-se de análise da literatura técnico-científica sobre o tema para apresentar conceitos e discutir questões metodológicas envolvendo a apuração e a gestão de custos em saúde. A relevância da informação de custos para o SUS é discutida sob dois aspectos: o financiamento e a gestão. No que se refere à gestão de custos em saúde, são abordadas duas óticas para o uso da informação, a do gestor, nas três esferas de governo; e a do gerente das unidades de saúde. Apresentam-se experiências internacionais quanto a produção da informação de custos e seu uso na tomada de decisão em saúde para ilustrar algumas possibilidades que podem ser consideradas para o caso brasileiro, bem como experiências nacionais desenvolvidas por hospitais e órgãos do governo federal. Por fim, recomendações para a produção e uso sistemáticos da informação de custos no SUS são apresentadas como reflexões iniciais e subsídios para a formulação de uma política nacional sobre o tema.
Resumo traduzido
The objective of this text is to discuss the relevance of the production and use of cost information from the Brazilian Public Health System (SUS), as an input for decision making processes on its financing and management. Technical-scientific literature on the subject is considered to present concepts and discuss methodological questions involving the costing and health cost management. The relevance of cost information to the SUS is discussed under two aspects: financing and management of the system, dealing with two perspectives for the use of information, that of the system managers at the three government spheres and that of the health units’ managers. International experiences on the production and use of cost information are presented to illustrate some possibilities that may be considered for the Brazilian case, as well as national experiences developed by hospitals and federal government agencies. Finally, some recommendations for the systematic production and use of cost information in SUS are presented as initial reflections and subsidies for the formulation of a national policy on the subject.
