Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11058/8006
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n48_políticas_combate.pdf83.07 kBAdobe PDFView/Open
Title: Políticas públicas de combate ao crime organizado : ações da polícia militar do Ceará nas divisas do Estado
Other Titles: Public policy of combating organized crime : police actions in military Ceará state currencies [Sic] (military police actions in the state of Ceará boundaries)
Orden público del combate al crimen organizado : acciones policiales en moneda estado militar Ceará [Sic] (acciones de la policia militar en los limites del estado de Ceará)
Politique publique de lutte contre la criminalité organisée : actions de la police militaire dans les limites de l'état de Ceará
Authors: Xavier, Antônio Roberto
Abstract: Este artigo, em um primeiro momento, objetiva explicitar sobre as políticas públicas de segurança pública a partir, sobretudo, da Constituição Federal de 1988. Em seguida, o texto ocupa-se das principais definições sobre o fenômeno do crime organizado, sua evolução, expansão e ações de forma geral e especificamente nas do Ceará. Continuando, empreende-se um estudo histórico sobre as origens, evolução e projeção das ações criminosas organizadas em terra alencarina. Em outro momento, contribui-se com discussões epistemológicas acerca do fenômeno do crime organizado possibilitando um conhecimento mais científico sobre o fenômeno. Em seguida, de forma qualitativa e seguindo o método indutivo, analisa-se a coleta de dados procedida por meio de entrevistas a representantes dos organismos da Polícia Militar do Estado do Ceará. Por último, após interpretação da parte teórica e empírica analisada, ressalta-se a necessidade do planejamento de políticas públicas com ações estratégicas compatíveis e competentes visando a controlar e a combater o modus operandi do crime organizado. A proposta centra-se no desenvolvimento de ações preventivas que possam se antecipar como, onde, quando e de que forma as ações do crime organizado possam ocorrer.
References: http://hdl.handle.net/11058/7987
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.