Livro:
As Políticas territoriais rurais e a articulação governo federal e estadual : um estudo de caso da Bahia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Bahia, Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte.Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O objetivo desta pesquisa, realizada no âmbito da Chamada Pública Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) no 18/2014 do Ipea, visa analisar as políticas governamentais rurais brasileiras que fazem uso da abordagem territorial. Estuda-se um caso que não é único, mas específico, como é o estado da Bahia. Essas políticas completaram mais de uma década de implantação e, por isso, requerem uma avaliação para que verifiquemos se a indução governamental de arranjos socioprodutivos em espaços territoriais tem provocado transformações positivas na realidade das comunidades locais. Objetiva-se, dessa maneira, reduzir as assimetrias regionais por meio do desenvolvimento territorial rural, com maior inclusão social e econômica.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
Planejamento, desenvolvimento e descentralização : o papel do estado no desenvolvimento territorial
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Ortega, Antonio César; Cerqueira, Cristiane Aparecida de; Silva, Filipe Prado Macedo da
Este capítulo visa, apresentar, de maneira sintética, como se materializou a evolução do papel do Estado no processo de desenvolvimento capitalista, mas capturando o fenômeno que se inicia nos anos 1930, quando o planejamento econômico passa a ser adotado como um dos principais instrumentos de intervenção do Estado, e se estende até que as propostas de descentralização estatal ganham, como resultado da visão econômica impulsionada pelo Consenso de Washington.
Publicação
As Políticas territoriais rurais no Brasil : as ações do governo federal
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Ortega, Antonio César
Este capítulo tem por objetivo apresentar as políticas públicas rurais que utilizam o enfoque territorial no Brasil nas duas últimas décadas. Essas políticas adotaram o recorte territorial a partir da agregação de municípios contíguos e induzem a constituição de arranjos socioprodutivos com vistas à eleição de projetos que acelerem o processo de desenvolvimento e reduzam a pobreza.
Publicação
As Políticas públicas de desenvolvimento no estado da Bahia : evolução e características
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Ortega, Antonio César; Cerqueira, Cristiane Aparecida de; Silva, Filipe Prado Macedo da
Neste capítulo será apresentada uma síntese da repercussão das transformações no estado da Bahia ao longo do século XX que influenciaram o planejamento governamental, desde uma perspectiva centralizada, fortemente influenciada pela hegemonia keynesiana, até o planejamento descentralizado, na primeira década do século XXI. Em seguida, sintetiza esse processo de busca de um desenvolvimento endógeno, a partir dessa descentralização. Foi no final do século XX, na década de 1990, com a adoção de políticas econômicas de corte neoliberal, como desregulamentações, privatizações e políticas sociais que induzem maior protagonismo da sociedade civil e maior compromisso do Estado, que se introduziram, na Bahia, os primeiros programas de caráter localista, até alcançar perspectivas regionais e territoriais, no início do século XXI.
Publicação
Desenvolvimento territorial rural na Bahia : caracterização socioeconômica dos territórios rurais e da cidadania
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Jesus, Clesio Marcelino de
O objetivo deste capítulo é verificar se a indução governamental para a composição de arranjos socioprodutivos em territórios rurais tem sido bem-sucedida, no sentido de reduzir as assimetrias regionais, em termos socioeconômicos, propiciando o desenvolvimento territorial, com inclusão social e econômica. Para tanto, direcionamos nosso estudo aos territórios baianos aplicado a doze territórios rurais baianos, aqueles que foram criados nos primeiros anos do programa do governo federal, entre 2003 e 2004, e que totalizam 204 municípios. O território Itaparica (TR e TC) foi criado no mesmo período, mas foi excluído por conter municípios de dois estados (Bahia e Pernambuco).
Publicação
As Ferramentas da pesquisa qualitativa aplicada aos estudos territoriais
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Ortega, Antonio César; Silva, Filipe Prado Macedo da
O objetivo deste capítulo é descrever o delineamento metodológico realizado para a pesquisa qualitativa, mas com aplicação ao uso do enfoque territorial. A metodologia desenvolvida neste livro foi aplicada a dois territórios baianos, o Território do sisal e o Território do Litoral sul. Neles se sobrepõem tanto as políticas territoriais rurais do governo federal - Território Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Territórios da Cidadania - como também a política territorial do governo baiano que se objetiva nos territórios de identidade.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais