Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8028
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2325.PDF2.02 MBAdobe PDFView/Open
td_2325_sumex.pdf601.74 kBAdobe PDFView/Open
Title: Mobilidade do capital, atores de veto e redistribuição na América Latina durante a virada à esquerda
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2325 : Mobilidade do capital, atores de veto e redistribuição na América Latina durante a virada à esquerda
Authors: Santos, Fabiano
Almeida, Acir
Abstract: Este trabalho oferece explicação para diferenças de intensidade entre as políticas redistributivas dos governos que fizeram parte da recente virada à esquerda da América Latina. Com base em modelos teóricos que analisam as implicações redistributivas da desigualdade em democracias com diferentes estruturas econômicas e institucionais, argumenta-se que a política redistributiva da esquerda foi mais intensa nos países onde o capital tem menor mobilidade e o Legislativo não se constituiu em ator de veto. Essa explicação é secundada por evidência correlacional gerada a partir de modelos econométricos de uma medida proxy da intensidade desta política, com base em dados de vinte governos de esquerda de onze países latino-americanos nos anos 2000-2014.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.