Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8240
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n49_heterogeneidade.pdf107.61 kBAdobe PDFView/Open
Title: Heterogeneidade da turma e o aprendizado escolar : o papel das qualificações do professor
Other Titles: Class heterogeneity and student achievement : the role of teacher qualifications
Heterogeneidad de la clase y aprendizaje escolar : el papel de las cualificaciones del profesor
L’Hétérogénéité des classes et la réussite des élèves : le rôle des qualifications des enseignants
Authors: Wink Junior, Marcos Vinicio
Stein, Guilherme
Abstract: Este artigo investiga o papel da qualidade do professor na relação entre características da turma e o nível de aprendizado dos alunos. Utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011, o trabalho encontra que a experiência do professor e seu nível de capital cultural têm um impacto maior no aprendizado de português em alunos de turmas menos heterogêneas, medidas por dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais. Em relação ao aprendizado de matemática, as evidências mostram que a pós-graduação e a experiência do professor afetam positivamente mais os alunos de turmas menos heterogêneas em relação às medidas de dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais, respectivamente. O artigo também propõe classificações para a interação entre características do professor e heterogeneidade da turma: complementares, compensatórias e neutras. Uma característica do professor é complementar à característica da turma quando professores melhores têm um impacto maior em turmas melhores. Características compensatórias são aquelas que fazem o professor de maior qualidade ter um impacto maior em turmas mais heterogêneas.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8227
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.