Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8242
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n49_crack.pdf285.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Crack e políticas públicas : análise sobre a formação da agenda do programa “Crack, é possível vencer”
Other Titles: Crack cocaine and public policies : an analysis of the agenda-setting of the program “Crack, é possível vencer”
Crack y políticas públicas : análisis sobre la formación de la agenda del programa “Crack, é possível vencer”
Crack et politiques publiques : analyse de la formation de l’agenda du programme “Crack, é possível vencer“
Authors: Mattos, Márcio Júlio da Silva
Abstract: A discussão sobre drogas é apenas residualmente enquadrada como uma política social no Brasil. O crescimento do consumo de crack no país nas últimas décadas e a visibilidade assumida no debate público influenciaram a formulação de políticas públicas na área. O objetivo deste artigo é analisar aspectos relacionados à formação da agenda e à implementação do programa “Crack, é possível vencer”, a partir do modelo de múltiplos fluxos (multiple streams approach – MSA) (Kingdon, 2011). Para tanto, o programa será contextualizado em relação às demais políticas sobre drogas no país, enfatizando a oposição entre perspectivas proibicionistas e de saúde pública. Em seguida, discutimos como o crack foi enquadrado como um problema social, corolário de um contexto de pânico moral, e suas consequências para o funcionamento dos fluxos do programa. As ambiguidades que marcaram o contexto da tomada de decisão são apresentadas, em particular a tentativa de compatibilização de ações de saúde, assistência social, educação e segurança pública como soluções aos problemas. Entre os resultados, as preferências dos tomadores de decisão foram decisivas à conformação do programa, tendo como amálgama para suas ações o alinhamento com as demais políticas de bem-estar social.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8227
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.