Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8251
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2357.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open
TD_2357_Sumex.pdf124.43 kBAdobe PDFView/Open
Title: Impacto da desoneração da folha de pagamentos sobre o emprego : novas evidências
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2357 : Impacto da desoneração da folha de pagamentos sobre o emprego : novas evidências
Authors: Garcia, Felipe
Sachsida, Adolfo
Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de
Abstract: Realiza-se uma avaliação quantitativa de impacto da política setorial de desoneração da folha de pagamentos, implementada a partir de 2012, sobre o volume de emprego de empresas aptas a participarem da mudança e atuantes em setores da economia beneficiados pela alteração. A desoneração é caracterizada pela substituição dos 20% de contribuição patronal ao regime de previdência incidentes sobre a folha de pagamentos por uma contribuição entre 1% e 2%, incidente sobre o faturamento das empresas. Com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) para o período 2009-2015, compara-se, entre setores contemplados e não contemplados pela desoneração, a evolução da diferença no volume de emprego entre empresas afetadas pela desoneração e empresas não afetadas. Trata-se da estratégia de estimação de triplas diferenças. No geral, os resultados obtidos apontam para a ausência de efeitos da política sobre o volume de empregos.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros
Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.