Livro:
Fronteiras do Brasil : uma avaliação do arco Norte, volume 3

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Volumes

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Roraima, Brasil
Amazônia, Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Ministério da Integração Nacional (MI)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Editor(a)

Coordenador(a)

Orientador(a)

Palestrante / Mediador(a) / Debatedor(a)

Outras autorias

Versão preliminar dessa publicação

Resumo

Esta publicação traz o relato de apresentações, debates, trabalhos em grupo, entrevistas e observações de campo ocorridos durante o período de 21 a 25 de novembro de 2016, em Boa Vista, nas regiões de fronteira com a Guiana (Bonfim- Lethem) e a Venezuela (Pacaraima-Santa Elena de Uairén), contando com o apoio do governo do estado de Roraima, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e de duas irmãs voluntárias moradoras em Boa Vista. O objetivo dos trabalhos em Roraima e suas duas regiões fronteiriças foi levantar questões e hipóteses, além de conhecer melhor a realidade local da fronteira amazônica. A escolha do arco Norte como primeira opção de observação e debate regional foi devido à grande extensão, alta complexidade e difícil acesso de sua faixa de fronteira, e, ainda, pouca efetividade das políticas públicas na região. O conteúdo das discussões e observações mostrou a diversidade e complexidade dos problemas da fronteira do arco Norte, envolvendo, por exemplo, questões ambientais, sociais, econômicas, indígenas e fundiárias, além de pontos de controvérsia em relação a segurança, defesa e infraestrutura econômica.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de E-mail

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão final desta publicação

Faz parte da série

Fronteiras do Brasil

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Notícias

Eventos

Faz parte da série

Séries

Item type:Série,
Fronteiras do Brasil
(Ipea, 2016) Bolívar Pêgo Filho; Bolívar Pêgo Filho; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Nome da Unidade Organizacional
A Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Dirur/Ipea), por meio do projeto A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a Faixa de Fronteira, desenvolve desde 2016 a pesquisa Fronteiras do Brasil: uma avaliação de política pública. A fase I foi realizada em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e se caracterizou pela realização de oficinas e produção de pesquisas e trabalhos de campo voltados para a fronteira terrestre.

Projeto

Capítulo de Livro

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais