Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8659
Files in This Item:
File SizeFormat 
Pioneirismo.pdf439.14 kBAdobe PDFView/Open
Title: Pioneirismo na gestão compartilhada : considerações sobre a experiência da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Authors: Aragão, Thêmis Amorim
Abstract: Neste capítulo veremos que dentro do arcabouço do debate urbano atual, podemos identificar que a questão metropolitana perpassa diversos aspectos, que não se restringem unicamente às políticas urbanas necessárias para o desenvolvimento de determinada aglomeração humana. A complexidade do tecido urbano engloba ainda fatores de organização político-administrativos, de gestão de serviços públicos e de relações interfederativas, no que diz respeito à regulação e ao financiamento das cidades. Quanto a RM de Belo Horizonte, a década de 2000 representou um período em que o governo do estado de Minas Gerais buscou reverter o quadro regressivo das práticas de planejamento. Com arranjos institucionais inéditos, a RM de Belo Horizonte implantou processos de planejamento e gestão metropolitana que vêm se consolidando nos últimos anos e que buscam minimizar os obstáculos da gestão interfederativa.
References: Capítulo publicado em: Brasil metropolitano em foco : desafios à implementação do Estatuto da Metrópole / organizadores: Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa, César Buno Favarão. – Brasília : Ipea, 2018.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.