Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8675
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Bibliotecário.pdf119.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Bibliotecário e o seu relacionamento com a tecnologia
Authors: Amaro, Bianca
Abstract: Neste capítulo será mostrado que a evolução da sociedade sempre esteve marcada pelo desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias. As descobertas fazem com que o modo de vida e as formas de atuar se transformem. Desde a invenção da roda, passando pela revolução industrial do fazer, seja ele relacionado à condução da vida, seja às atividades profissionais, está em constante estado de mudança. Dessa forma, e seguindo a lógica evolutiva, ao tempo em que surgiram várias novas profissões, outras foram se adaptando aos novos tempos ou até mesmo sendo extintas. Custa imaginar a existência, um dia, de profissões tais como: despertador, acendedor de luzes, carregador de troncos e até mesmo radar humano. Não há lugar a dúvidas que o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia têm sido motivos preponderantes na transformação das profissões. Muitas vezes vemos ocorrer criações tecnológicas do homem que decorrem na substituição do homem por processos mecanizados. Entretanto, apesar de cada vez mais "inteligentes", muitas tecnologias ainda prescindem da inteligência humana, que serve como qualificador do trabalho realizado. Referimo-nos aqui àqueles produtos de caráter intangível, tais como a informação que leva ao conhecimento.
metadata.dc.relation.references: Publicado em : Bibliotecário do século XXI : pensando o seu papel na contemporaneidade / organizadores: Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro, Pedro Cavalcanti Gonçalves Ferreira. – Brasília : Ipea, 2018. 99 p. : il., fots. (algumas color.)
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.