Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8758
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cadeias globais de valor.pdf321.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Dinâmica e o funcionamento da cadeia global de valor da indústria automobilística na economia mundial
Authors: Lima, Uallace Moreira
Abstract: As novas estratégias de internacionalização da produção residem no fato de muitas indústrias saírem da condição de entidades delimitadas nacionalmente para a condição de redes de negócios fragmentadas, em termos organizacionais e globalmente distribuídas, levando as empresas a se envolverem na produção de um bem ou serviço desde a sua concepção até o consumo final. Esta nova estratégia – que ganha força principalmente a partir dos anos 1990, com a globalização produtiva – é mais conhecida como cadeia global de valor (CGV). A indústria automotiva mundial, como muitas outras, está no meio deste processo de transição profunda. Desde meados da década de 1980, há um processo de transição de indústrias nacionais localizadas em um número limitado de países para uma indústria global mais integrada. Fatores como saturação do mercado, altos níveis de motorização e pressões políticas sobre montadoras para produzir onde se vendem têm incentivado a dispersão da montagem final, fazendo que a produção aconteça em mais lugares que há trinta anos. A partir desse cenário, este capítulo visa analisar o funcionamento da CGV da indústria automobilística, bem como sua dinâmica e tendência, levando em consideração a organização do processo produtivo na economia mundial e seu comércio exterior.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Cadeias globais de valor, políticas públicas e desenvolvimento / organizadores: Ivan Tiago Machado Oliveira, Flávio Lyrio Carneiro, Edison Benedito da Silva Filho. – Brasília : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Comércio Internacional: Capítulos de Livros
Indústria: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.