Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8770
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Caracterização estrutural.pdf1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Caracterização estrutural do sistema financeiro brasileiro : uma agenda de pesquisa
Authors: Santos, Cláudio Hamilton Matos dos
Ferreira, Adriana Nunes
Silva, Antonio Carlos Macedo e
De Conti, Bruno Martarello
Prates, Daniela Magalhães
Oliveira, Giuliano Contento de
Abstract: O capítulo trata da visão do mainstream da macroeconomia sobre as imbricações entre a dinâmica dos mercados financeiros e o funcionamento da economia produtiva que parece ter mudado significativamente com a crise econômica global de 2008. Com efeito, enquanto os modelos convencionais anteriores à crise invariavelmente tomavam como válidas as implicações do teorema de Modigliani e Miller (1958), tratando as finanças essencialmente como véus, o imediato pós-crise viu surgir uma nova geração de modelos com "fricções financeiras", nos quais a dinâmica dos mercados financeiros pode ter importantes implicações para a economia produtiva. O projeto parte da hipótese de que é possível caracterizar o sistema financeiro brasileiro a partir do estudo das instituições que o compõem, notadamente os bancos, os fundos de investimento, os fundos de pensão, o Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil (BCB). Em seguida faz um resumo dos principais resultados da pesquisa até o momento.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Características estruturais do sistema financeiro brasileiro : um registro da reflexão do Ipea no biênio 2014-2015, volume 1 / organizador: Claudio Hamilton Matos dos Santos. – Brasília : Ipea, 2017
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8790
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Capítulos de Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.