Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8773
Files in This Item:
File SizeFormat 
A Estrutura.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open
Title: A Estrutura patrimonial do sistema bancário no Brasil no período recente (I-2007/I-2014)
Authors: Oliveira, Giuliano Contento de
Abstract: Este trabalho discute a evolução da estrutura patrimonial do sistema bancário no Brasil no período recente – entre março de 2007 e março de 2014 –, bem como analisa aspectos metodológicos dos dados de balanço dos bancos no Brasil. O estudo revela a ocorrência de importantes transformações na estrutura patrimonial desse sistema, tanto do lado das operações ativas como do das operações passivas. A análise de dados e indicadores selecionados mostra que o sistema bancário no Brasil, analisado em seu conjunto, migrou para uma posição patrimonial menos líquida exatamente em um contexto marcado por maior incerteza. Isso foi possível, fundamentalmente, em razão do comportamento não apenas anticíclico, mas também dinamizador do crédito assumido pelos bancos públicos, destacadamente Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB). Enquanto a expansão do crédito bancário verificada no Brasil entre 2003 e 2008 foi capitaneada pelos bancos privados, depois da eclosão da crise financeira global de 2008, a continuidade dessa trajetória foi liderada pelos bancos públicos, acompanhada apenas moderadamente pelas instituições privadas.
References: Capítulo publicado em: Características estruturais do sistema financeiro brasileiro : um registro da reflexão do Ipea no biênio 2014-2015, volume 1 / organizador: Claudio Hamilton Matos dos Santos. – Brasília : Ipea, 2016.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.