Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8904
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2428.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open
td_2428_sumex.pdf120.91 kBAdobe PDFView/Open
Title: Submarino nuclear brasileiro : defesa nacional e externalidades tecnológicas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2428 : Submarino nuclear brasileiro : defesa nacional e externalidades tecnológicas
Authors: Andrade, Israel de Oliveira
Silva, Márcio Magno de Farias Franco e
Hillebrand, Giovanni Roriz Lyra
Franco, Luiz Gustavo Aversa
Abstract: Para cumprir a missão de uso do poder naval, visando contribuir para a defesa do país, a Marinha do Brasil (MB) busca, por meio de seus programas estratégicos, desenvolver artefatos para atuação no mar, adequados ao atendimento de ações de guerra naval, a saber: negar o uso do mar, controlar áreas marítimas de interesse nacional e projetar poder. Parte significativa desse esforço é o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), com grande ênfase no desenvolvimento do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro (SN-BR) – mais conhecido como submarino nuclear brasileiro. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do PROSUB para o cumprimento da missão constitucional da MB e para o desenvolvimento e a defesa do Brasil, destacando as externalidades positivas nos âmbitos tecnológico, social e de capacitação de recursos humanos provenientes do programa, e a necessidade de sua continuidade e aperfeiçoamento.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros
Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.