Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8978
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Imposto sobre produtos.pdf590.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Imposto sobre produtos industrializados e imposto sobre operações financeiras : impactos de políticas no setor automobilístico brasileiro
Authors: Linhares, Gerson Guilherme Lima
Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Abstract: Este estudo visa analisar os impactos da redução do IPI sobre as vendas de automóveis e de comerciais leves produzidos no Brasil em dois períodos de implantação da redução da alíquota de IPI sobre carros novos: entre janeiro de 2009 e março de 2010, que foi o período da 1a. redução do IPI e entre junho de 2012 e dezembro de 2012, período da 2a. redução do IPI. Além disso, se analisa em que medida a expansão das vendas pode ser creditada ao IPI, qual é o papel do crédito bancário nesse processo e qual das duas políticas foi mais importante para explicar o grande crescimento das vendas nos dois períodos.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Tributação no Brasil : estudos, ideias e propostas : ICMS, seguridade social, carga tributária, impactos econômicos / organizador: Adolfo Sachsida. – Brasília : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Indústria: Capítulos de Livros
Sistema Tributário: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.