Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9000
Files in This Item:
File SizeFormat 
A Economia do Sudeste.pdf236.64 kBAdobe PDFView/Open
Title: A Economia do sudeste paraense : evidências das transformações estruturais
Authors: Santos, Valdeci Monteiro dos
Abstract: Este capítulo mostra que o sudeste paraense é uma das mesorregiões do estado do Pará que é composta por 39 municípios e uma área de mais de 297 mil quilômetros quadrados, que corresponde a um território maior, por exemplo, que o do estado de São Paulo, cuja área é de 248,2 quilômetros quadrados. A mesorregião tem chamado atenção pelo grande dinamismo socioeconômico e pelas profundas transformações na base socioprodutiva. Possuía uma população estimada em julho de 2014 de R$ 1,8 milhão (IBGE, 2014a), que corresponde a 22,2% da população do estado do Pará; um produto interno bruto (PIB) em 2012 de R$ 37,5 bilhões (IBGE, 2014b), que equivale a 41% do PIB paraense e a 0,9% do PIB do Brasil e responde por 59,4% das exportações paraenses.
References: Capítulo publicado em: Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas / Organizadores: Aristides Monteiro Neto, César Nunes de Castro, Carlos Antonio Brandão - Rio de Janeiro : Ipea, 2017.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.