Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9001
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dimensões espaciais.pdf272.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Dimensões espaciais de cidades amazonenses : do dinheiro do petróleo aos serviços públicos de educação
Authors: Santana, Paola Verri de
Abstract: Este capítulo mostra como a atividade exploratória na bacia petrolífera do Solimões na região Norte brasileira ganhou nova importância a partir do início da produção comercial de petróleo e gás no Amazonas. A estrutura que dá funcionamento a isso liga-se a uma geopolítica dos recursos naturais e aos sistemas de comunicação e transporte que viabilizam a cadeia produtiva de fontes energéticas em meio à Floresta Amazônica. Este estudo tem caráter introdutório no contexto que se propõe, não obstante a literatura existente sobre o tema. A motivação é discutir aspectos da destinação das receitas provenientes do petróleo na medida em que mudanças recentes na legislação a vinculam às preocupações sociais, em especial, à educação. A questão aqui podia ser reduzida à relação cidade e empresa, mas são as mediações que entram na análise: o dinheiro, a ação do Estado, os governos. Dito isso, a necessidade de se investigar de onde vem o dinheiro e de que modo estes recursos são empregados na prestação de serviços públicos, como o da educação, se inicia.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas / Organizadores: Aristides Monteiro Neto, César Nunes de Castro, Carlos Antonio Brandão - Rio de Janeiro : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros
Educação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.