Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9056
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desindustrialização.pdf269.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desindustrialização e desenvolvimento regional no Brasil (1985-2015)
Authors: Sampaio, Daniel Pereira
Abstract: O referido capítulo busca contribuir para o debate sobre a desindustrialização no Brasil por meio de uma abordagem que enfatize a dimensão regional. O objetivo, é realizar uma avaliação do processo de desindustrialização brasileira no período de 1985 a 2015 por meio de uma abordagem que considere aspectos do desenvolvimento regional no Brasil. Para isso são discutidas as especificidades do caso brasileiro levando em consideração experiências internacionais, bem como distintas interpretações sobre o processo no plano nacional. Além disso, propõe-se, por uma perspectiva crítica, baseada no método denominado histórico-estrutural, um balanço regional da problemática em estudo por meio de indicadores de estrutura produtiva e de inserção externa.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas / Organizadores: Aristides Monteiro Neto, César Nunes de Castro, Carlos Antonio Brandão - Rio de Janeiro : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.