Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9066
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2455.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2455_sumex.pdf556.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Programa Ecoforte e o fortalecimento das redes de agroecologia : demandas e possibilidades
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2455 : Programa Ecoforte e o fortalecimento das redes de agroecologia : demandas e possibilidades
Authors: Martins, Jéssica Maiara Rodrigues
Sambuichi, Regina Helena Rosa
Abstract: O programa Ecoforte foi criado no âmbito da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), com o objetivo de fortalecer as redes de agroecologia no Brasil. Esta pesquisa buscou compreender como as expectativas e demandas da sociedade civil para apoio e fortalecimento das redes de agroecologia nos territórios foram internalizadas na primeira edição do Ecoforte-redes. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, baseada na realização de entrevistas semiestruturadas com atores-chave e análise documental. Os resultados apontam que, apesar do volume de recursos abaixo do previsto e outros problemas burocráticos, o programa conseguiu abranger um amplo conjunto de características apontadas pela sociedade civil como relevantes para o fortalecimento das redes, como o financiamento de atividades voltadas à mobilização e dinâmica das redes, a priorização a atividades de formação e assistência técnica, e o apoio à diversidade, incluindo entidades representativas de povos e comunidades tradicionais, além de grupos formados por mulheres ou jovens. Na opinião dos entrevistados, a ampliação e a continuidade do programa foram consideradas fundamentais, tanto para o fortalecimento de um número maior de redes, quanto para o fortalecimento da própria PNAPO.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.