Publicação: A História por trás da lei : o histórico, as articulações de movimentos sociais e científicos, e as lideranças políticas envolvidas no processo de constituição da política nacional do idoso
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este capítulo, lança um olhar aos vinte anos da Política Nacional do Idoso (PNI), e as três décadas que a antecederam, quando visionários do processo de envelhecimento do Brasil se inquietavam, sentindo a necessidade de providências que viessem a dar conta das questões acarretadas por esse processo que avançava célere e não tão imperceptível. Sem paradigmas, sem a sistematização de estudos e pesquisas e, principalmente, sem uma consciência nacional do envelhecimento da população brasileira, tudo estava por ser criado. A inspiração e o conhecimento vinham de fora. Os pioneiros verde-amarelos esbanjaram brasilidade no competente e criativo trabalho de integração do conhecimento gerontológico à instigação para a novidade demográfico-epidemiológica que revolucionaria por inteiro os padrões políticos, econômicos e culturais de um Brasil que deixava de ser o país de jovens.
