Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9127
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Cidadão idoso.pdf97.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Cidadão idoso : consumidor e produtor cultural
Authors: Ferrigno, José Carlos
Abstract: Este capítulo pretende analisar quais são, na atualidade, as condições de acesso à cultura e ao lazer, por parte dos aposentados brasileiros, comentando as ofertas institucionais e a qualidade dos serviços disponibilizados aos idosos em nosso país. As atividades de lazer oferecidas nos centros de convivência de idosos e nas faculdades abertas à terceira idade são compatíveis com as expectativas desse público? Além de lazer recreativo, de entretenimento, temos também oferta suficiente de lazer educativo? O idoso brasileiro está tendo a oportunidade não só de consumir cultura, mas também de produzir cultura? Qual o seu espaço para assumir a função de preservador e transmissor de nossa memória cultural para as novas gerações? Além de todos esses questionamentos, importa saber até que ponto a participação desse segmento etário tem sido favorecida pela Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, conhecida como Política Nacional do Idoso (PNI), nas programações culturais das entidades públicas e privadas.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Política nacional do idoso : velhas e novas questões / Alexandre de Oliveira Alcântara, Ana Amélia Camarano, Karla Cristina Giacomin - Rio de Janeiro : Ipea, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.