Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9146
Files in This Item:
File SizeFormat 
Instituições de longa permanência.pdf833.93 kBAdobe PDFView/Open
Title: Instituições de longa permanência para idosos no Brasil : do que se está falando?
Authors: Camarano, Ana Amélia
Barbosa, Pamela
Abstract: Este capítulo tem como objetivo principal apresentar e discutir a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) brasileiras à luz do estabelecido na Política Nacional do Idoso (PIN). Visa, em paralelo, buscar elementos para que se possa definir mais adequadamente o que é uma instituição de longa permanência no Brasil. Entre as alternativas não familiares para o cuidado do idoso, a mais antiga é a instituição asilar, cuja origem remonta à Grécia Antiga. Nos dias atuais, contudo, são comumente associadas a imagens negativas e preconceitos, vistas muitas vezes como depósito de idosos à espera do tempo de morrer, segundo alguns autores.
References: Capítulo publicado em: Política nacional do idoso : velhas e novas questões / Alexandre de Oliveira Alcântara, Ana Amélia Camarano, Karla Cristina Giacomin - Rio de Janeiro : Ipea, 2016.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Capítulos de Livros
Demografia. População: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.