Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9198
Files in This Item:
File SizeFormat 
Mobilidade.pdf144.42 kBAdobe PDFView/Open
Title: Mobilidade : uma abordagem sistêmica
Authors: Balbim, Renato
Abstract: Neste capítulo será evidenciada a noção de mobilidade - um termo polissêmico, como se intentará deixar claro - ainda é comumente confundida com outros conceitos e ideias, como os de circulação, acessibilidade, trânsito ou transporte. Seu uso nas ciências em geral é, entretanto, mais recente que os demais termos, e seu surgimento não aconteceu em substituição a nenhum dos demais. Sendo assim, a ideia ensaística deste texto é de ilustrar cada uma das principais formas de mobilidade, para, em seguida, revelar - também de maneira ensaística, e se utilizando de alguns fatos exemplares - como cada uma dessas formas se relaciona sistemicamente, ao possibilitar, impedir, estimular e transformar o conteúdo e o significado de todas as outras. Neste publicação, com total propriedade, podem ser encontradas análises empíricas que corroboram com as hipóteses, as teses e os ensaios aqui presentes.
References: Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.