Publicação:
O Significado da mobilidade na construção democrática da cidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este texto mostra que o debate crítico e propositivo sobre a mobilidade nas condições atuais de nossas cidades não deve ser posto exclusivamente no âmbito do econômico e do técnico, embora esses fatores sejam relevantes no cenário urbano contemporâneo. Acreditamos que se faz necessário incorporar a dimensão política ao debate sobre a mobilidade urbana, especialmente no atual período de compressão espaço-tempo, que faz do domínio e do manejo de escalas de mobilidade um trunfo de poder para empresas, governos e cidadãos. A mobilidade assume, portanto, dimensão estratégica na reprodução do urbano em seu momento de extensão hierarquizada, que - para diferentes autores - tem sido denominado como metropolização do espaço. Cidades, lugares e territórios são reconfigurados em processos seletivos de produção e consumo, sob a hegemonia da economia dos fluxos.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Balbim, Renato Nunes ; Krause, Cleandro Henrique ; Linke, Clarisse Cunha
Publicado em inglês e português, o livro reúne treze capítulos, que abordam o tema da cidade e do desenvolvimento urbano a partir da lógica dos movimentos. Tratam desde a criação de vazios urbanos e do processo de periferização, como resultante de dinâmicas e pactos do setor imobiliário e das políticas públicas de habitação e urbanização, até a compreensão de como as formas urbanas estão associadas às escolhas políticas de modos e meios de deslocamento, tratando de seus impactos nas condições de realização dos demais modos, além das outras formas de mobilidade.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais