Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9199
Files in This Item:
File SizeFormat 
O Significado.pdf122.1 kBAdobe PDFView/Open
Title: O Significado da mobilidade na construção democrática da cidade
Authors: Barbosa, Jorge Luiz
Abstract: Este texto mostra que o debate crítico e propositivo sobre a mobilidade nas condições atuais de nossas cidades não deve ser posto exclusivamente no âmbito do econômico e do técnico, embora esses fatores sejam relevantes no cenário urbano contemporâneo. Acreditamos que se faz necessário incorporar a dimensão política ao debate sobre a mobilidade urbana, especialmente no atual período de compressão espaço-tempo, que faz do domínio e do manejo de escalas de mobilidade um trunfo de poder para empresas, governos e cidadãos. A mobilidade assume, portanto, dimensão estratégica na reprodução do urbano em seu momento de extensão hierarquizada, que - para diferentes autores - tem sido denominado como metropolização do espaço. Cidades, lugares e territórios são reconfigurados em processos seletivos de produção e consumo, sob a hegemonia da economia dos fluxos.
References: Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.