Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9214
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2471.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2471_sumex.pdf121.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ciência, tecnologia e inovação nos programas estratégicos da Marinha do Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2471 : Ciência, tecnologia e inovação nos programas estratégicos da Marinha do Brasil
Authors: Andrade, Israel de Oliveira
Franco, Luiz Gustavo Aversa
Hillebrand, Giovanni Roriz Lyra
Abstract: Para cumprir os objetivos de Defesa Nacional, o Brasil deve contar com Forças Armadas devidamente treinadas, preparadas e equipadas para atuar na garantia dos interesses nacionais e na proteção da soberania do país. A questão do aparelhamento, foco principal dos programas estratégicos das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), contudo, não se resume ao investimento na aquisição de equipamentos e sistemas de defesa atualizados, mas, principalmente, no desenvolvimento de capacidades científico-tecnológicas endógenas capazes de suprir as necessidades da Defesa. Isso faz com que seja vital o empreendimento de esforços e investimentos na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), especialmente nas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltadas à Defesa Nacional. O objetivo deste trabalho é analisar a importância de tais atividades na consecução dos principais programas estratégicos da Marinha do Brasil. Para tanto, são trabalhados os principais aspectos da inter-relação entre Defesa Nacional e CT&I, as características gerais dos principais programas estratégicos da Marinha e a importância dos empreendimentos científico-tecnológicos no desenvolvimento desses programas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.