Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9251
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Qual a direção.pdf3.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Qual a direção da convergência na produtividade da mão de obra na agropecuária da Região Centro-Oeste?
Authors: Pessoa, Filipe de Morais Cangussu
Braga, Marcelo José
Lavorato, Mateus Pereira
Abstract: Este texto mostra que o crescimento da produção agropecuária brasileira, impulsionado na década de 1960 a partir do aumento do emprego de insumos, máquinas e equipamentos, transformou o país num dos maiores produtores de alimentos do mundo. No período 1970-2006, as taxas de crescimento da produtividade total dos fatores (PTF), produtividade da terra e produtividade da mão de obra agropecuária foram 2,27%, 3,32% e 3,53%, respectivamente. Diante desse contexto, o trabalho tem como objetivo investigar se, por trás deste aumento de produtividade, há uma tendência de áreas com baixa produtividade estarem reduzindo o hiato existente entre as áreas com alta produtividade, embasado no processo de convergência advogado pela literatura de crescimento econômico.Analisa o comportamento da produtividade da mão de obra na agropecuária da região Centro-Oeste nos períodos 1970-2006, utilizando como recorte geográfico as áreas mínimas comparáveis (AMCs).
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade / organizadores: José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, José Garcia Gasques ; Alexandre Xavier Ywata de Carvalho ... [et al.]. – Brasília : Ipea, 2016. 391 p. : il., gráfs., mapas color.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Capítulos de Livros
Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.