Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9287
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Institucionalidade.pdf988.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Institucionalidade e governança para o combate à desertificação no Brasil
Authors: Lima, José Roberto de
Magalhães, Antonio Rocha
Abstract: Este capítulo trata de aspectos de governança do combate à desertificação, com base no caso brasileiro e no marco da implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD, sigla em inglês de United Nations Convention to Combat Desertification). Governança é um tema complexo, no qual as organizações são apenas um dos componentes. Inclui tudo o que se relaciona às condições adequadas para que as políticas públicas sejam executadas de forma satisfatória. Além das questões institucionais, envolve aspectos legais, participação, transparência e capacitação. Neste capítulo, discute-se a evolução dos processos institucionais ligados ao combate à desertificação no Brasil, no contexto de implementação da UNCCD, reconhecendo que a institucionalidade é um dos aspectos fundamentais para impulsionar um processo de governança capaz de alavancar o desenvolvimento sustentável do semiárido e, consequentemente, de frear e de recuperar áreas desertificadas no Brasil.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Governança ambiental no Brasil : instituições, atores e políticas públicas / organizadora: Adriana Maria Magalhães de Moura . – Brasília : Ipea, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.