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Contribuições das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica na expansão do vetor externo da economia do Centro-Oeste

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Texto para Discussão (TD) 2513 : Contribuições das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica na expansão do vetor externo da economia do Centro-Oeste

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Resumo

O objetivo deste trabalho foi examinar em que medida o modal ferroviário implementado na região Centro-Oeste vem contribuindo para impulsionar o processo de integração dessa região aos principais centros de consumo internacionais. Para tanto, adotou-se a hipótese que o vetor de exportação, incentivado pelo modal ferroviário, tem um papel importante para impulsionar as transformações na estrutura produtiva do Centro-Oeste, integrando, portanto, esse espaço regional à lógica de valorização do capital internacional, particularmente aos principais centros de consumo localizados nos mercados asiáticos. Para tanto, no aspecto metodológico, foram adotados os métodos descritivo e analítico. Por fim, observa-se na investigação que o modal ferroviário no Centro-Oeste apresentou fortes evidências de contribuir, de forma direta e indireta, para reforçar a estratégia de desenvolvimento delineada nessa região, a partir dos anos 1990; e de integrar essas economias locais, via eixos de integração nacional e desenvolvimento, com os principais centros de consumo internacional, em especial, aqueles localizados na região asiática.

Resumo traduzido

The objective of this study was to examine the extent to which the railway modalities implemented in the Midwest region have contributed to boost the integration process of this region to the main international consumption centers. In order to do so, it was adopted the hypothesis that the export vector has to boost the transformations in the productive structure of the Midwest, integrating, therefore, this regional space to the logic of valorization of international capital, particularly to the main centers of consumption located in the Asian countries markets. For that, in the methodological aspect, the descriptive and analytical method was adopted. Finally, it can be observed in the investigation that the railway modal in the Midwest presented strong evidence to contribute, directly and indirectly, to reinforce the development strategy outlined in this region, from the 90’s and to integrate these local economies through national integration and development with the main centers of international consumption, especially those located in the Asian region.

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