Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9445
Files in This Item:
File SizeFormat 
Isolamento.pdf174.61 kBAdobe PDFView/Open
Title: Isolamento, disciplina e destino social em comunidades terapêuticas
Authors: Natalino, Marco Antônio Carvalho
Abstract: Com a realização da pesquisa Perfil das Comunidades Terapêuticas Brasileiras (CTs), envolvendo tanto enquete quantitativa com representatividade nacional quanto estudos etnográficos em profundidade, que essa realidade se altera, abrindo-se a possibilidade de entendermos melhor como funcionam essas instituições. A possibilidade aberta, e que será explorada neste capítulo, é compreender se nas CTs brasileiras observam-se características de instituições totais, no sentido dado originalmente por Goffman (2005), identificando similitudes, divergências e variações entre o tipo teórico e o empírico. E, dada essa compreensão, analisar como se comportam na realidade brasileira atual as tendências, relatadas na literatura desse tipo de instituição, à inadaptação civil pós-isolamento e à conformação do destino social de seus egressos.
References: Capítulo publicado em: Comunidades terapêuticas : temas para reflexão / Organizadora: Maria Paula Gomes dos Santos. - Rio de Janeiro : IPEA, 2018.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8883
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Saúde: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.