Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9447
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunidades terapêuticas.pdf167.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Comunidades terapêuticas e a transformação moral dos indivíduos : entre o religioso-espiritual e o técnico-científico
Authors: Loeck, Jardel Fischer
Abstract: O objetivo central deste texto é colocar em questão as tipologias que distinguem simplificadamente as comunidades terapêuticas (CTs) entre religiosas e laicas, argumentando que a diversidade de práticas encontradas nessas instituições as distribui ao longo de uma linha contínua, em que, num dos polos, se colocam aquelas em que predomina o tratamento religioso-espiritual; e no polo oposto, as que se caracterizam por adotar recursos técnico-científicos, ou laicos. Desse modo, o autor sugere que o chamado modelo de CT, ainda que ancorado em alguns pressupostos comuns, se materializa em diferentes configurações empíricas, que deslizam ao longo dessa linha, traçada entre as abordagens predominantemente religiosas e as predominantemente laicas.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Comunidades terapêuticas : temas para reflexão / Organizadora: Maria Paula Gomes dos Santos. - Rio de Janeiro : IPEA, 2018.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8883
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Saúde: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.