Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9674
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Questões metodológicas e conceituais do estudo.pdf119.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Questões metodológicas e conceituais do estudo
Authors: Gonçalves, Amanda Cristina Oliveira
Cornetta, Andrei
Alves, Fábio
Barbosa, Leonard Jeferson Grala
Abstract: Veremos neste capítulo que correntemente as políticas públicas no Brasil são avaliadas a partir de pesquisas quantitativas e seus procedimentos habituais, como índices, gráficos, modelos, estatísticas, entre outras maneiras de se aferir determinado fenômeno. Tais procedimentos mostram-se insuficientes quando se trata de avaliação de políticas dirigidas a questões territoriais que envolvem direitos de populações rurais, indígenas ou comunidades tradicionais. Até que ponto avaliações quantitativas podem apreender processos culturais que compõem a história de um grupo contemplado por determinada política? Isto é, até que ponto a cultura é considerada como processo de constituição de um dado ambiente ou território na tomada de medidas e escolhas políticas? Buscou-se, assim, na pesquisa empírica, combinado ao trabalho bibliográfico e documental, o uso de um método histórico-etnográfico, que considere os processos culturais que afeiçoam ambientes, paisagens, territórios, para se avaliar uma política de regularização fundiária, juntamente com distintos processos sociais que se sobrepõem aos territórios ribeirinhos amazônidas.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: A função socioambiental do patrimônio da União na Amazônia / organizador: Fábio Alves . – Brasília : Ipea, 2016. 359 p. : il., gráfs., mapas color.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6619
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.