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Paradigmas de ouvidoria pública e proposta de mudança

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Resumo

Neste capítulo, veremos, que no Brasil, a ouvidoria é o único órgão público dotado de caráter unipessoal, o que lhe confere, como a nenhum outro, agilidade e informalidade para interferir no cotidiano da gestão pública. Também concorre para tal a sua proximidade com o cidadão, visto que, em número de aproximadamente 4 mil, as ouvidorias estão disseminadas em todos os institutos da administração pública, nos seus três níveis, e nos três poderes de Estado. Destarte, a atuação do ouvidor alcança o âmago da máquina administrativa, possibilitando resgatar direitos que, de outra forma, sem ela, ou seriam desconsiderados, ou exigiriam o caminho bem mais longo e dispendioso da justiça para assegurar sua efetividade. Por outro lado, é o conjunto das práticas administrativas que se beneficia da interferência construtiva do ouvidor, na medida em que só ele é dotado de elementos de análise, externos ao gestor, sobre a qualidade daquelas práticas, provenientes de quem é mais autorizado para avaliá-las: o próprio cidadão.

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Capítulo publicado em: Ouvidoria pública brasileira : reflexões, avanços e desafios / organizadores: Ronald do Amaral Menezes, Antonio Semeraro Rito Cardoso. – Brasília : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6601

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Livros

Livro
Ouvidoria pública brasileira : reflexões, avanços e desafios
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Menezes, Ronald do Amaral ; Cardoso, Antonio Semeraro Rito
Este livro aborda os aspectos conceituais e práticos das ouvidorias públicas, apresentando estudos de caso de ouvidorias públicas brasileiras. Traz uma proposta para a identificação de elementos comuns que possibilitam classificar as ouvidorias públicas. Discorre sobre a importância das ouvidorias públicas enquanto instrumentos para o fortalecimento da democracia participativa e para a valorização da cidadania. Apresenta debate sobre a importância das ouvidorias no contexto da participação social, apontando avanços e desafios. Tece uma reflexão acerca das ouvidorias públicas do Executivo federal à luz dos seus atos normativos, na busca por um modelo ideal-possível de autonomia, cooperação e accountability. Trata dos aspectos conceituais das ouvidorias públicas e propõe mudanças na forma de organização das ouvidorias públicas por meio da criação de um sistema nacional de ouvidorias, autônomas e democráticas. Descreve a trajetória da Ouvidoria do Ipea ao longo dos seus dez anos de existência. Mostra estudos de caso da Ouvidoria-Geral da Previdência Social e da Ouvidoria do Serviço Florestal Brasileiro. Apresenta análise crítica da efetividade da Ouvidoria-Geral da União (OGU), tendo como pano de fundo o seu recente processo de reestruturação. Aborda o caso da Ouvidoria da Receita Federal da 1ª Região Fiscal, a partir do referencial teórico do novo serviço público. Por fim, traz uma síntese dos resultados do Projeto Coleta OGU 2014, instituído pela OGU em parceria com o Ipea, que permitiu traçar um amplo retrato sobre realidade das ouvidorias públicas, em especial, daquelas vinculadas a órgãos e entidades do Executivo federal.

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