Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9741
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cenas históricas.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Cenas históricas da participação popular na constituição de um campo de fronteira nas favelas do Rio de Janeiro
Authors: Cunha, Marize Bastos da
Abstract: Este texto é um recorte de uma travessia. Trata-se, como é frequente no ofício de pesquisador, de desdobramento de experiências e encontros acumulados em diferentes espaços acadêmicos e profissionais que, aqui, possuem um eixo comum: a sociabilidade das favelas do município do Rio de Janeiro e a sua relação com o poder público e as diferentes esferas da sociedade. Estamos retomando parte da reflexão de uma pesquisa que deu origem a nossa tese de doutorado, voltada para o processo de trabalho de educadores comunitários moradores de favelas e inseridos em programas públicos e organizações não governamentais (ONGs). A investigação abordou as experiências destes educadores a partir de sua inserção naquilo que denominamos fronteira, o terreno de trabalho social que se constitui historicamente nas favelas do município do Rio de Janeiro, onde diferentes agentes sociais foram se posicionando, em alianças e disputas. Buscamos uma aproximação histórica com o período que vai desde os anos 1950 ao período que deu início à era das remoções, a fim de compreender a participação popular no âmbito da configuração social das favelas em diferentes contextos históricos.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Vida social e política nas favelas : pesquisas de campo no Complexo do Alemão / Organizadora: Rute Imanishi Rodrigues. - Rio de Janeiro : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6410
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros
Sociedade. Participação Social. Controle Social: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.