Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9870
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diferenciais.pdf175.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Diferenciais salariais no Brasil : um breve panorama
Authors: Coelho, Allexandro Mori
Corseuil, Carlos Henrique Leite
Abstract: Neste capítulo, veremos um traço peculiar do mercado de trabalho brasileiro que é a ocorrência de diferenciais salariais bem mais elevados que aqueles observados em economias em estágio de desenvolvimento similar. Neste momento será apresentada uma resenha da literatura referente à relação dos salários com seus determinantes, estimada no Brasil mediante equações de salários. Vale dizer que os estudos desse tipo podem ser divididos em dois grupos, cuja diferença está no uso que se faz da equação de salário para identificar a relação do salário com seus determinantes. Os estudos do primeiro grupo procuram documentar medidas de sensibilidade do salário relacionadas a variáveis de nível em seus determinantes. Os estudos do segundo grupo procuram identificar quais os determinantes mais importantes para explicar a distribuição de salário observada. Quer dizer, os estudos do primeiro grupo não pretendem relativizar a importância de cada determinante do salário, mas informar precisamente o impacto deles, enquanto o oposto vale para os estudos do segundo grupo.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Estrutura salarial: aspectos concentuais e novos resultados para o Brasil / editor Carlos Henrique Corseuil. Rio de Janeiro: IPEA, 2002. 152 p.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3038
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.