Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9873
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cidades médias.pdf187.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Cidades médias : elos do urbano-regional e do público-privado
Authors: Steinberger, Marília
Bruna, Gilda Collet
Abstract: O objetivo deste capítulo é reunir as avaliações de uma experiência brasileira de planejamento territorial, comandada pelo Estado no período 1975/86 - a implantação de um programa que visava promover as cidades de porte médio a centros estratégicos da rede urbana nacional. Embora essa pareça ser uma tarefa simples, traz uma indagação de fundo: qual o sentido de apresentar tais resultados agora? As reflexões a seguir identificarão as condições que permitiram o "sucesso do modelo cidades de porte médio" para discutir qual seria o seu significado sob as condições atuais. Para tanto, pretende-se, numa primeira seção, analisar o contexto político e econômico do planejamento então vigente, sobre o qual as propostas de política urbana e o Programa de Cidades de Porte Médio foram concebidos e implantados. Numa segunda seção, será realizado um levantamento dos vários aspectos incluídos nas avaliações desse programa para, por fim, indagar até que ponto, no contexto atual, tais cidades podem ser consideradas como elos de ligação entre o espaço urbano e o regional, e entre o interesse público e o privado.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Cidades médias brasileiras / Thompson Almeida Andrade e Rodrigo Valente Serra (organizadores)/ Rio de Janeiro: Ipea, 2001
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3081
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.