Publicação: O Crescimento do uso de agrotóxicos : uma análise descritiva dos resultados de Censo Agropecuário 2017
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
2006-2017
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Nota Técnica n. 65 (Disoc) : O Crescimento do uso de agrotóxicos : uma análise descritiva dos resultados de Censo Agropecuário 2017
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Os dados do censo agropecuário indicam uma expansão no uso de agrotóxicos pelos estabelecimentos agropecuários do Brasil entre 2006 e 2017 (IBGE, 2017). Esta nota pretende qualificar essa expansão sob três aspectos diferentes: por tipo de utilização da terra, por território e cultura agrícola e por modelo de produção – agricultura familiar e não familiar. A análise mostrou que o uso de agrotóxicos cresceu em todas as faixas de área de lavoura, mas, mais intensamente, nas maiores; e que a expansão das áreas colhidas de commodities agrícolas, como soja e cana-de-açúcar, coincide com as áreas dos municípios onde cresceu, entre os Censos de 2006 e 2017, o número de estabelecimentos que usam agrotóxicos. Por fim, observou-se que, nesse período, aumentou entre os estabelecimentos de agricultura familiar, de todas as regiões, a proporção daqueles que usam agrotóxicos; em termos gerais, considerando o período intercensitário, o aumento do número de estabelecimentos da agricultura familiar que usam agrotóxicos foi superior ao verificado entre estabelecimentos não familiares.
