Fascículo:
Boletim Regional, Urbano e Ambiental (BRUA) : n. 31, jan./jun. 2024

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

item.page.series.date

item.page.events.date

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante / Mediador(a) / Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O Boletim Regional, Urbano e Ambiental (BRUA) é uma publicação da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur). Contempla as áreas que estruturam os estudos regionais e que se fazem representar na forma de coordenações inseridas na Dirur, que são: estudos regionais; estudos intraurbanos; redes de cidades; meio ambiente; e federalismo. Esta publicação também abre espaço para colaborações externas, fundamentais para a identificação da leitura de outros atores (acadêmicos, policy makers e pensadores livres) sobre os problemas regionais.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

Citação

BOLETIM REGIONAL, URBANO E AMBIENTAL. Rio de Janeiro: Ipea, n. 31, jan./jun. 2024. ISSN 2177-1847. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/brua31

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final desta publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

Editorial : Agenda estratégica de estudos e pesquisas da DIRUR para o período 2023-2026
Apresentação : Boletim Regional, Urbano e Ambiental (BRUA): n. 31, jan./jun. 2024
Opinião: Inovação, bons empregos e sustentabilidade : a visão de Dani Rodrik para o desenvolvimento econômico
Dinâmica demográfica no censo 2022 e implicações para a Agenda Federativa 
Crescimento demográfico, desenvolvimento econômico e empréstimos dos fundos constitucionais de financiamento no período 2010-2022 : uma análise preliminar na escala municipal
Aspectos populacionais da fronteira terrestre segundo o censo 2022
Um Olhar para a periferia metropolitana de Brasília diante dos dados do censo de 2022
Atualização do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) a partir dos dados da PNAD contínua 2022 : breve comentário metodológico e resultados gerais
Territorialidades em foco : análise do Índice de Vulnerabilidade Social em diferentes contextos brasileiros
As Sete políticas nacionais de desenvolvimento urbano do Brasil (1963-2024)
Destino dos recursos das outorgas do saneamento nos estados do Rio de Janeiro e Alagoas : primeiros resultados
A Política Nacional de Resíduos Sólidos : um olhar sobre a governança
Gastos em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Brasil a partir de dados da OCDE
Contribuição da agropecuária para o saldo comercial brasileiro de 1989 a 2022
A Lei de Liberdade Econômica e a classificação de risco no direito urbanístico : uma análise exploratória

organization.page.relation.references

Unidades Organizacionais

Volumes

Publicações

Publicação
Editorial : Agenda estratégica de estudos e pesquisas da DIRUR para o período 2023-2026
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-06) Monteiro, Aristides; Nadalin, Vanessa; Moura, Adriana; Cruz, Bruno; Oliveira, Carlos Wagner; Krause, Cleandro; Mendes, Constantino; Sambuiche, Regina
Este texto, inserido no projeto de apoio à formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), discute a importância das associações de municípios para a promoção de políticas de desenvolvimento urbano. Através de uma análise que contextualiza os desafios do novo pacto urbano, o texto destaca o papel crucial da União na coordenação e financiamento das políticas públicas, bem como a necessidade de um arranjo institucional similar aos sistemas de políticas públicas já existentes. A capilaridade das associações é apontada como um recurso valioso para fomentar debates e engajamento local. Além disso, o texto ressalta a desigual distribuição dessas associações no Brasil e a dependência financeira dos municípios em relação à União, concluindo que a efetiva implementação das políticas urbanas requer uma maior coordenação e cooperação entre os diferentes níveis de governo.
Publicação
Apresentação : Boletim Regional, Urbano e Ambiental (BRUA): n. 31, jan./jun. 2024
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-06) Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur)
O desenvolvimento econômico na contemporaneidade está sendo repensado, com uma ênfase crescente na indústria de serviços como impulsionadora de empregos e crescimento inclusivo e sustentável. A importância das políticas públicas nesse contexto, enfatizando a necessidade de um ambiente que promova a inovação empresarial de baixo para cima. Enquanto isso, análises do Censo Populacional de 2022 revelam tendências de interiorização populacional, especialmente para regiões Norte e Centro-Oeste, destacando a necessidade de consórcios municipais para fortalecer os serviços públicos em áreas de menor capacidade institucional. Outros estudos abordam a relação entre crescimento populacional, desenvolvimento econômico local e políticas regionais, ressaltando desafios e oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Publicação
Opinião: Inovação, bons empregos e sustentabilidade : a visão de Dani Rodrik para o desenvolvimento econômico
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-06) Rodrik, Dani; Cruz, Bruno de Oliveira (Entrevistador); Gonçalves, Flávio de Oliveira (Entrevistador)
A entrevista com Dani Rodrik aborda diversos aspectos importantes para o desenvolvimento econômico, como a desindustrialização, políticas industriais, mudanças estruturais e desafios enfrentados por países em desenvolvimento. Rodrik destaca a importância de uma abordagem mais ampla que vá além da manufatura, enfatizando a necessidade de políticas voltadas para serviços que absorvam mão de obra. Ele menciona a integração e disciplina estatal como características-chave das políticas industriais bem-sucedidas, destacando a importância da transição verde e do desenvolvimento de serviços para impulsionar o crescimento. Além disso, ele ressalta a necessidade de transparência e responsabilidade para combater a corrupção durante períodos de transformação estrutural. Por fim, Rodrik argumenta que políticas regionais são justificadas não apenas por motivos de equidade, mas também por considerações de eficiência, produtividade e crescimento, além de prevenção de conflitos e instabilidade política.
Publicação
Dinâmica demográfica no censo 2022 e implicações para a Agenda Federativa 
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-06) Mendes, Constantino; Araujo, Érika; Colombo, Luciléia; Vasconcellos, Ronaldo; Leite, Ubajara
A dinâmica demográfica exerce um impacto profundo na gestão pública e nas políticas governamentais. No contexto federativo, as mudanças populacionais nos diferentes estados e municípios influenciam a distribuição de recursos e as demandas sociais, criando desafios para os governos em todos os níveis. Fatores como natalidade, mortalidade, migração e envelhecimento moldam essa dinâmica de forma variada, afetando municípios e estados de maneira diferenciada e gerando desafios para as administrações locais. A diversidade de realidades territoriais demanda instrumentos públicos capazes de abranger regiões específicas com características semelhantes, enquanto a construção de arranjos federativos busca promover a cooperação entre os entes federativos para garantir uma distribuição equitativa de recursos e melhorar os padrões regionais de oferta de serviços públicos. O Censo Demográfico 2022 oferece insights sobre essas dinâmicas, destacando áreas com taxas de crescimento populacional significativas, como as regiões Centro-Oeste e Norte. Consórcios públicos surgem como ferramentas importantes para a gestão dos serviços e a promoção de intervenções diversas, adaptadas às necessidades locais. O caso do Consórcio Nordeste exemplifica uma iniciativa inovadora que busca enfrentar desafios como o baixo crescimento populacional e a desigualdade regional, utilizando mecanismos de cooperação entre os estados da região. Em suma, a compreensão e a adaptação às dinâmicas demográficas são essenciais para a formulação de políticas públicas eficazes e a redução das desigualdades socioespaciais no Brasil.
Publicação
Crescimento demográfico, desenvolvimento econômico e empréstimos dos fundos constitucionais de financiamento no período 2010-2022 : uma análise preliminar na escala municipal
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-06) Cruz, Bruno de Oliveira; Ribeiro, Márcio Bruno; Silva Filho, Luís Abel da
Este artigo propõe uma análise conjunta do crescimento populacional, da evolução do produto interno bruto (PIB) per capita e da alocação dos empréstimos dos fundos constitucionais de financiamento nos municípios pertencentes às suas áreas de atuação. A análise consiste de duas etapas. Na primeira, as medidas referentes a cada uma das variáveis são analisadas nas áreas de atuação de cada fundo com base em distintas faixas populacionais dos municípios e para o total de cada região. Na segunda etapa, as medidas são avaliadas em termos de suas correlações espaciais quanto à distribuição territorial, com a identificação de agrupamentos de municípios com padrões semelhantes.

Projetos de Pesquisa

Notícias relacionadas

Livros

Eventos relacionados

Faz parte da série

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais