Fascículo: Boletim Regional, Urbano e Ambiental (BRUA) : n. 24, jul./dez. 2020
Carregando...
Volume
Número
Data de Publicação
Título da Revista
ISSN da Revista
Volume da Revista
Artigos
Editorial : Boletim Regional, Urbano e Ambiental (BRUA) : n. 24, jul./dez. 2020
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022-12) Mendonça, Mario Jorge
O Boletim Regional, Urbano e Ambiental no 24, da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, apresenta ensaios, opiniões, notas de pesquisa e indicadores territoriais para explorar questões regionais, federativas, urbanas e ambientais com o objetivo de orientar políticas públicas mais eficazes. Inclui análises de investimento industrial, distribuição do Fundeb, dinâmica do mercado de trabalho, impacto da Covid-19, e propostas tributárias, além de estudos sobre agricultura, exportações, e políticas de combate às mudanças climáticas. A seção de opinião aborda o aproveitamento energético de resíduos e as notas de pesquisa focam em governança metropolitana e desenvolvimento urbano, enquanto os indicadores territoriais fornecem dados atualizados para diversas análises.
Uma Análise em nível de firma do investimento industrial no Brasil com enfoque regional
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020-12) Cruz, Bruno de Oliveira
O artigo apresenta uma análise em nível de firma do investimento industrial no Brasil e tece comentários sobre comportamento microeconômico do investimento.
Uma Análise da distribuição regional do FUNDEB em 2007 e 2017
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020-12) Becker, Kalinca Léia
Este artigo faz uma breve análise da distribuição do Fundeb por aluno, comparando com o produto interno bruto (PIB) per capita dos municípios brasileiros em 2007 e 2017.
Um Olhar territorial para o mercado de trabalho no Brasil (2002-2018)
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020-12) Macedo, Fernando Cézar de; Porto, Leonardo Rodrigues
Este artigo analisa a dinâmica regional do mercado de trabalho formal no país entre 2002 e 2018, considerando dois momentos: o primeiro, até 2014, caracterizdo pelo crescimento econômico e elevação dos postos de trabalho; e o segundo, entre 2015 e 2018, caracterizado por e aumento do desemprego.
O Fechamento das fronteiras terrestres amazônicas e impactos na mobilidade transnacional
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020-12) Nunes, Maria
Este artigo resgata, de forma incipiente, algumas consequências da falta de articulação dos países amazônicos no de suas fronteiras terrestres e na adoção das medidas de restrição da circulação e da mobilidade transfronteiriça, em função da emergência sanitária mundial instaurada.