Pesquisador(a):
Daniel Ricardo de Castro Cerqueira

Carregando...
Foto do Perfil

Paginação

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

orgunit.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Acesso à informação

Termos de uso

Titulo alternativo

Variações do nome da Unidade organizacional

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Responsável pela unidade organizacional

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Resumo traduzido

Informações sobre a unidade organizacional

Sobre o pesquisador

Fui analista do Banco Central do Brasil entre 1994 e 1995. Desde 1994 tenho lecionado para empresários, policiais e peritos criminais em inúmeros cursos de pós-graduação, tendo sido professor dos programas de MBA da FGV (1994-2014) e do programa de mestrado profissional em economia da Universidade de Brasília (2023). Entre 2020 e 2023 fui presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, tendo também participado do núcleo estratégico da segurança pública no estado do Espírito Santo. Em 2018, junto com companheiros do FBSP, contribui para a formulação da política de segurança pública junto ao Ministério da Segurança Pública. Atualmente sou pesquisador do IPEA, organização que ingressei em 1995, tendo sido diretor de Estudos do Estado, das Instituições e da Democracia, entre 2012 e 2015. Além de coordenador do Atlas da Violência sou ainda professor do Programa de Pós-Graduação em segurança pública da Universidade de Vila Velha. Minha tese “Causas e Consequências do Crime no Brasil” ganhou os dois principais prêmios de economia do país, o "Prêmio BNDES" e o "Prêmio Haralambos Simeonidis", da ANPEC.

Endereço de Email

ORCID

https

Lattes

http

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

URI

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18404

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

orgunit.page.relation.references

Publicações (Autor)

Publicação
Bases de dados em saúde sobre violência sexual : potencialidades, limites e caminhos para sua melhor utilização
(Ipea, 2025) Daniel Ricardo de Castro Cerqueira; Danilo Santa Cruz Coelho; Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia - DIEST; Daniel Cerqueira; Danilo Santa Cruz Coelho
Nota Técnica Diest 67
Esta nota técnica examina as bases de dados em saúde sobre violência sexual, com foco na Ficha de Notificação do SINAN, no Viva Inquérito e na Ficha de Atendimento Multiprofissional às Pessoas em Situação de Violência Sexual. Analisa avanços e limitações desses instrumentos, destacando as modificações introduzidas na ficha do SINAN em 2015, que ampliaram variáveis relacionadas a populações vulneráveis e fatores estruturais da violência, mas reduziram o registro de informações clínicas relevantes para análises epidemiológicas. Também ressalta o potencial do Viva Inquérito e da Ficha Multiprofissional, ao mesmo tempo em que aponta barreiras de acesso a esses dados. Por fim, recomenda e apresenta diretrizes para a elaboração de um guia metodológico que sistematize o uso dessas fontes, reforçando sua integração como estratégia fundamental para pesquisas e políticas públicas de enfrentamento da violência sexual.
Publicação
Bases de dados em saúde sobre violência sexual : potencialidades, limites e caminhos para sua melhor utilização
(Ipea, 2025-11) Daniel Ricardo de Castro Cerqueira; Danilo Santa Cruz Coelho; Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia - DIEST; Daniel Cerqueira; Danilo Santa Cruz Coelho
Nota Técnica Diest 67
Esta nota técnica examina as bases de dados em saúde sobre violência sexual, com foco na ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Viva Inquérito e na ficha de atendimento multiprofissional às pessoas em situação de violência sexual. Analisa avanços e limitações desses instrumentos, destacando as modificações introduzidas na ficha do Sinan em 2015, que ampliaram variáveis relacionadas a populações vulneráveis e fatores estruturais da violência, mas reduziram o registro de informações clínicas relevantes para análises epidemiológicas. Também ressalta o potencial do Viva Inquérito e da ficha multiprofissional, ao mesmo tempo em que aponta barreiras de acesso a esses dados. Por fim, recomenda e apresenta diretrizes para a elaboração de um guia metodológico que sistematize o uso dessas fontes, reforçando sua integração como estratégia fundamental para pesquisas e políticas públicas de enfrentamento da violência sexual.

Publicações (Editor)

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais