Publicação:
Sheepskin effects and the relationship between earnings and education: analyzing the evolution over time in Brazil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

eng

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

1982-2004

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Texto pra Discussão (TD) 1272a: Sheepskin effects and the relationship between earnings and education: analyzing the evolution over time in Brazil, Efeito-diploma e a relação entre rendimentos e educação: análise da evolução ao longo do tempo no Brasil

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este artigo procura analisar tendências no efeito-diploma e na relação entre rendimentos e educação no mercado de trabalho brasileiro de 1982 até 2004. Usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) são estimadas equações de rendimentos incluindo funções com saltos e mudanças de inclinação nos anos de educação correspondentes à obtenção de diploma ou à conclusão de um determinado grau, assim como regressões semiparamétricas. Os resultados mostram uma redução no efeito-diploma entre 1982 e 2004, indicando que a conclusão de um ciclo educacional no Brasil vem perdendo valor ao longo do tempo. Também, a relação entre o logaritmo dos rendimentos e o nível de escolaridade tem se tornado mais convexa.

Resumo traduzido

This paper seeks to analyze trends in sheepskin effects and earnings-education relationship on the Brazilian labor market from 1982 to 2004. Using data from the Brazilian National Household Sample Survey (Pnad) are estimated earnings equations including linear years of schooling, and splines and discontinuous functions for completed degrees, as well as semi-parametric regressions. Empirical evidence reports a reduction in the sheepskin effects from 1982 to 2004, indicating that a diploma or degree completion in Brazil has been loosing its value over time. At the same time, the relationship between log earnings and education has become more convex. Similar trends are verified when the analysis is carried out separately by region.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais