Publicação: A Aceleração da aprendizagem para corrigir o fluxo escolar: o caso do Paraná
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Brasil
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2000-2005
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BR
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Grau Acadêmico
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1274: A aceleração da aprendizagem para corrigir o fluxo escolar: o caso do Paraná, Accelerated learning to correct the flow of students: the case of Paraná
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Resumo
Em 1995, o Ministério da Educação (MEC) adotou medidas na tentativa de corrigir o fluxo escolar de alunos matriculados em escolas públicas brasileiras. O programa denominado Aceleração de Aprendizagem foi desenhado como uma proposta de experiência educacional alternativa para atender aqueles alunos que estavam dois ou mais anos atrasados em sua escolaridade. Por seu intermédio, oferecia-se a esses alunos a oportunidade de uma experiência de aprendizagem significativa que eliminasse a discrepância idade-série em sua educação escolar. O MEC propôs apoiar os estados na implementação desse programa, mediante assistência técnica e recursos financeiros para a realização de capacitação profissional para o corpo docente e, seguindo essa proposição do MEC, 25 das 27 Unidades da Federação o implantaram. Este documento de trabalho oferece uma visão desse programa em âmbito nacional, e descreve como foi conduzida a experiência no estado do Paraná, no qual foi realizado um estudo de caso específico para identificar fatores associados aos resultados alcançados por esse tipo de iniciativa. Este estudo de caso é parte de um estudo maior realizado pelo Ipea em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), focalizado no Programa de Aceleração da Aprendizagem. O estudo, realizado no período de 2000 a 20005, tinha como objetivo descrever as características e ações principais tomadas por tal programa nos anos de 1998 a 2002, os seus resultados, assim como o processo de sua implementação e gerenciamento nas secretarias estaduais de Educação.
Resumo traduzido
In 1995, the Brazilian Education Ministry took measures in an attempt to correct the flow of students in the Brazilian public schools. The program called Accelerated Learning was designed as an alternative educational experience for those students who were two or more years behind in their schooling. It offered them an opportunity to have meaningful learning experiences and to overcome the age-grade discrepancy in their education. The Ministry of Education offered to support the States in carrying out these programs for their students, through technical assistance and financial resources for professional training schemes. Responding this call 25 out of the 27 federal units implemented such programs. This paper provides an overview of this program, at a national level, and describes an experiment conducted in the State of Paraná, where a specific case study was carried out to identify factors associated with the results of this kind of program. It is part of the study undertaken by Ipea-Institute of Research in Applied Economics, in partnership with Consed-National Council of State Secretaries and the Inter-Americain Development Bank, which focused on these programs. The study was carried out from 2000 to 2005 and aimed at describing: the main characteristics and actions taken by such programs in the years 1998 to 2000, their results, as well as the process of their implementation and management by the State Secretariats of Education.
