Publicação: Impacto das marcas na produção: uma análise a partir dos dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Texto para Discussão (TD) 1208: Impacto das marcas na produção: uma análise a partir dos dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Impact of brands in production: an analysis of data from the National Institute of Industrial Property
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Resumo
A proposta deste estudo é mensurar o impacto das marcas sobre o desempenho econômico das firmas utilizando, de forma inédita, os microdados de marcas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mesclados aos das Pesquisas Industrial e de Serviços, do IBGE; de origem do capital, do Banco Central; e de emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. Parte da hipótese de que as marcas, além de terem um valor intrínseco, podem ter perdas desse valor com a demora na avaliação do INPI. Desta forma, num primeiro momento, será verificado se a marca proporciona ganhos econômicos para as firmas quando da data de seu depósito naquele instituto. Depois, qual é a perda destes ganhos com o tempo de avaliação a partir dessa data. Ambas empregando a metodologia de dados em painel. Os resultados sugerem ganhos com os depósitos de marcas e que as firmas são indiferentes à demora do INPI.
Resumo traduzido
The aim of this paper is to measure the impact of trademarks over firms’ economic
performance using microdata from Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), the brazilian intellectual property office, merged to industrial and service (IBGE) and labour (Labour Department) microdata by national or multinational firms according to brazilian Central Bank classification. Our assumptions are: trademarks have intrinsic value and this value can decrease with INPI’s evaluation time. Thus, the first step is to verify if trademarks give economic returns to firms since its application’s date. The second step is to verify if these returns diminishes over the evaluation period. Both using panel data approach. The results suggest that there are returns to firms with trademark applications and the evaluation period has no effect.
