Publicação: Perspectivas para o mercado de trabalho brasileiro ao longo da próxima década
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1995-2005
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 526: Perspectivas para o mercado de trabalho brasileiro ao longo da próxima década, Prospects for the Brazilian labor market over the next decade
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Neste estudo projetamos como o panorama do mercado de trabalho brasileiro deverá evoluir ao longo da próxima década (o horizonte considerado é o ano 2005). Em particular, interessa o que deverá ocorrer com o nível salarial e com a taxa de desemprego para trabalhadores qualificados e não-qualificados. Em primeiro lugar, projetamos a evolução da demanda e da oferta de trabalho para dois tipos de trabalhadores (qualificados e não-qualificados), considerando que o nível salarial permanece constante. Em segundo, dadas as perspectivas para o déficit ou superávit de emprego, determinamos como se dará o ajuste no mercado de trabalho, avaliando como nível salarial e taxa de desemprego irão se modificar de forma a restabelecer o equilíbrio do mercado de trabalho, supondo que este se manterá durante a próxima década ao longo de uma dada curva de salário.
Resumo traduzido
In this study we project how the Brazilian labor market should develop during the next ten years (until the year 2005). In particular, it is interesting for us to see what shall happen with the wage level and unemployment rate for skilled and unskilled workers. We first forecast the evolution of labor demand and supply for the two types of worker (skilled and unskilled), assuming that the wage level remains constant. Secondly, given the prospects for labor deficit and surplus, we determine how this will be adjusted on the labor market, evaluating how the wage level and unemployment rate will be modified in order to return to the balance of the labor market, supposing that this will be maintained during the next ten years along a given wage curve.
