Publicação: Do Cruzado ao Collor: os planos de estabilização e a agricultura
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1929-90
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 196: Do Cruzado ao Collor: os planos de estabilização e a agricultura, From Cruzado to the Collor: the stabilization plans and agriculture
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho mostra que o aumento da instabilidade inflacionária após 1986, e as medidas adotadas pelo governo, desde então, para evitar a hiperinflação, geraram um grau insuportável de risco para a agricultura e, juntamente com a virtual desativação das políticas de preços mínimos e de crédito rural, redundaram na queda do nível de atividade no ano agrícola 1989/90, a qual interagiu com fatores climáticos adversos e causou a quebra de safra sem precedente, verificada nesse ano. A análise empírica é conduzida à luz de uma base teórica, cunhada, no trabalho de "Macroeconomia Agrícola", que integra a agricultura à Macroeconomia de curto prazo, e cuja relevância, tanto para a análise da agricultura propriamente dita, como para o desenho adequado da política macroeconômica de estabilização, é realçada no trabalho.
