Publicação: Minimum wage, income distribution, and poverty in Brazil
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
eng
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1981-1990
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 359: Minimum wage, income distribution, and poverty in Brazil, Salário mínimo, distribuição de renda e pobreza no Brasil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O texto avalia empiricamente os impactos das políticas de salário mínimo na redução da pobreza e das desigualdades no Brasil. Descreve as principais características do trabalhador que recebe salário mínimo, ou equivalente, no Brasil urbano, usando o ano de 1985 como referência. As características levantadas são relacionadas à atributos pessoais como sexo, idade, raça entre outras, o trabalho, setor de atividade, ocupação, região e posição na distribuição da renda. Dentre as mais importantes conclusões da análise está a identificação dos grupos que são mais representados na classe dos que recebem salário mínimo: mulheres, jovens, trabalhadores secundários.
Resumo traduzido
The main goal of this study is the empirical evaluation of the impacts of minimum wage policies in the amelioration of poverty and reduction of inequality in Brazil.
