Publicação:
Retorno da educação técnica no Brasil : um estudo em painel e cross-section entre 2007 e 2018

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

2007-2018

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Texto para Discussão (TD) 2859 : Retorno da educação técnica no Brasil : um estudo em painel e cross-section entre 2007 e 2018

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Neste trabalho, estima-se o retorno da educação técnica no Brasil entre 2007 e 2018. Construímos um painel de trabalhadores por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e, como estratégia de identificação, utiliza-se a descrição das ocupações definidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação. Este catálogo define as ocupações relacionadas aos diversos cursos técnicos no Brasil. Os resultados mostram um prêmio salarial positivo e significante entre 21,3% e 24,9% para os trabalhadores nas ocupações técnicas, controlando por variáveis observáveis disponíveis na Rais (como escolaridade, idade, tamanho da empresa e tempo de duração do vínculo). Mesmo quando restringimos a amostra para jovens de 18 anos, o prêmio salarial se mantém positivo e significativo, ainda que em valores menores (5,8% a 7,8%). Realiza-se também uma análise de consistência com duas coletas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) (2007 e 2014), nas quais há um questionário suplementar para o ensino técnico. Novamente, o prêmio salarial se mantém em valores positivos e significantes, exceto em 2014 para os jovens de 18 anos. Uma possível explicação para esse resultado é o mercado de trabalho mais restrito devido ao início da recessão econômica. Com base nos prêmios salariais encontrados, foi realizada uma análise de custo-benefício, sugerindo a viabilidade do ensino técnico, do ponto de vista exclusivamente privado, se a mensalidade for de até R$ 8.595,10 (a uma taxa de desconto de 6,0%).

Resumo traduzido

We estimate the return to technical education in Brazil between 2007 and 2018. A rich administrative record of formal labor market (Relação Anual de Informações Sociais – Rais) allows us to construct a panel of all formal workers in 2007, following them until 2018. Identification of workers was based on National Catalog of Technical Occupations (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT), which defines the skills that will be acquired by pupils and occupations those skills are required. Results suggest a positive and significant wage premium – between 21,3% and 24,9% in favor of workers in technical occupation/with technical education, controlling for other available observable variables (such as schooling, age, firm size, economic sector and job spell). Even restricting our sample to young workers (18 years-old) having high school diploma in the beginning of period – profile required for a technical occupation – the positive and significant wage premium remains, but in a lower magnitude (between 5,8% and 7,8%). As a consistency analysis, we use the two waves (2007 and 2014) of National Household Survey (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD), about technical education, to further investigate. We find positive impact for the 2007 and 2014 PNAD data. In 2014, however, youngster at 18 year-old the wage premium is found to be insignificant. The recession in 2014 and the tight labor may explain this lack of significancy in the wage premium for this regression. In a cost-benefit analysis, taking into consideration the returns found, technical education seems to be cost-effective if it costs up to R$ 8.595,10 monthly (at a 6,0% annual interest rate).

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais